10 mar 2022

A importância do Jar Test

O processo de coagulação visa à desestabilização de partículas coloidais e suspensas através de fenômenos químicos e físicos. A condição ótima de coagulação, ou seja, a melhor relação entre dosagem de coagulante e pH para cada tecnologia de tratamento deve ser estabelecida em experimentos laboratoriais, através, por exemplo, de Jar Test, que permitirá a formulação de diagramas de coagulação.

Os processos de um Jar Test

O Jar Test é utilizado para avaliar as condições ideais de tratamento, seja de água ou de efluentes. Neste teste podemos simular, com diferentes concentrações, a forma como o efluente reagirá com a adição do coagulante, velocidade de agitação, etc. Após a etapa da coagulação, temos a Floculação, que requer agitação lenta.

Em Manaus, estamos evidenciando o quanto é importante realizarmos o Jar Test. Após a adoção desta análise, em uma Estação de Tratamento de Efluentes operacionalizada por nós, temos alcançado excelentes resultados nos indicadores de qualidade do efluente de nosso cliente, além disso, reduzimos significativamente o uso de coagulante e floculante.

Fig. 1

O Serviço do Grupo EP

Nosso serviço nesta obra se restringe a operacionalização da ETDI da Refinaria de Manaus. Realizamos coletas de amostras, limpezas físicas, operamos equipamentos, preparo de soluções químicas para tratamento e monitoramento do efluente através do STEP, nossa ferramenta digital de monitoramento de ETAs e ETEs. Baseamos este sucesso principalmente na realização do teste, pois com base em seu resultado, sabemos quanto devemos dosar de coagulante e floculante para que tenhamos uma mistura ótima no efluente.

Fig. 2

Outra importância do Jar Test seria para fazer testes com novos produtos e concentrações, tais como mudar o coagulante e sua concentração ótima. 

Portanto, podemos, sem sombra de dúvidas, afirmar que a realização de Jar Test, de forma correta, e por pessoas habilitadas e treinadas para tal, é a chave do sucesso para um tratamento eficiente.

Confira outras publicações em nosso blog!

Jorge Alexandre Oliveira Uchôa (LinkedIn)

Site seguro
Chat
Podemos ajudar?
Olá!
Como podemos te ajudar?