Em Janeiro de 1949, forma-se em engenharia química pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Joaquim da Rocha Almeida. Trabalhando como funcionário em algumas empresas de engenharia, notou a necessidade de um laboratório de análises que desenvolvessem processos e identificasse contaminantes em correntes de descarte, para as indústrias de todos os segmentos.

Com a sua formação e seu ideal empreendedor fundou em 1974 a EP Engenharia do Processo visando suprir o mercado com análises laboratoriais para controle de processos de produção e controle ambiental. Anos mais tarde com sua vivência e conhecimento adquirido compôs uma equipe para projetos, já que o laboratório, montado anteriormente, dava todo o suporte para o desenvolvimento do processo.

Ao substituir o fundador, Dr. Joaquim da Rocha Almeida, seu filho assumiu a direção da empresa e hoje, junto com uma equipe de aproximadamente 350 colaboradores, colocou a EP Engenharia do Processo no patamar das empresas mais respeitadas no ramo de equipamentos, tratamento de água e efluentes, terceirização operacional e análises ambientais.

Em 1993 é inaugurada a caldeiraria no município de Nazaré Paulista em uma área adquirida de 72.000 m², com área construída de 7000 m², onde são fabricados tanques, estações compactas, equipamentos de grande porte e anos depois montou-se a fábrica de produtos para tratamento de água de torres de resfriamento, caldeiras de alta pressão, sistemas de osmose reversa e de tratamento de água e efluentes, chamada de EP Química.

Já em 2004, possuindo um laboratório completo, em matéria de equipamentos e profissionais capacitados, foi criada uma nova empresa, a EP Analítica, oferecendo, análises laboratoriais com excelência. Hoje um dos mais completos do país e com um grande número de parâmetros acreditados pelo Inmetro.

Para atender seus clientes de forma completa,onde toda e qualquer necessidade relacionada a água e efluentes, eles pudessem encontrar em uma só empresa, nasceu a EP Equipamentos em 2015, oferecendo ao mercado peças, itens e consumíveis para sistemas de tratamento.

Foi assim que depois de mais de 40 anos, dando um passo de cada vez, se estruturando e crescendo de forma sustentável, hoje contamos com mais de 350 colaboradores espalhados pelo território brasileiro, divididos entre as 4 áreas de atuação. E sem perder seus valores e sua tradição nos tornamos o Grupo EP!

01
IMG_2412

Veja nossa história de 40 anos em 5 minutos: