A seca que atravessamos gerou os menores volumes de chuva em 91 anos e levou ao governo a emitir na semana passada um alerta de risco hídrico.
Efeitos de mudanças climáticas
É a primeira vez na história que isso acontece. 20 anos após a histórica crise hídrica de 2001 que minou as pretensões do Fernando Henrique em emplacar José Serra na presidência, voltamos a sofrer com um dos efeitos da mudança climática que tende a se repetir cada vez mais.

Fonte: http://monitordesecas.ana.gov.br/
A seca impacta não apenas em preços de energia elétrica (tarifa em bandeira máxima que aumenta R$6,24/kWh nas contas de luz) mas também na disponibilidade e qualidade de água que consumimos. No gráfico abaixo, em estudo realizado em 2020 pela Universidade de Illinois, é possível notar o quanto as secas impactam o suprimento de água de superfície e de águas subterrâneas.

Um outro estudo realizado no Chile, concluiu por sua vez que não apenas a quantidade, mas também a qualidade da água disponível é prejudicada.

Riscos para Indústrias
Por fim, a Lei número 9433/97 institui que, em casos de crise hídrica, o consumo humano e de animais é prioritário. Ou seja, as indústrias que não estiverem preparadas para mitigar esse risco de abastecimento podem perder sem aviso prévio o acesso a água que lhes é fornecida ou que capta. Ou seja, se você está preocupado com a falta de energia elétrica para operar o maquinário de sua indústria, deveria estar igualmente preocupado com a disponibilidade e qualidade de água que abastece a sua caldeira ou seu processo produtivo.
O trabalho do Grupo EP
O Grupo EP é uma empresa de tratamento de água e efluente que não apenas identifica problemas, através de análises ambientais, mas também tem um extenso acervo técnico com mais de 100 projetos de ETAs e ETEs implantados e atualmente opera mais de 50 estações de tratamento no Brasil inteiro. Temos também diversos skids que usam tecnologias como osmose reversa e ultrafiltração disponíveis para locação que podem ser usados para demandas emergentes reduzindo de 6 meses para 1 mês o prazo de entrega de um sistema para reuso de água. Entre em contato conosco para que possamos encontrar a solução com o melhor custo-benefício para o seu caso específico.
Confira outros posts como artigos técnicos no nosso blog!