O abrandador é uma técnica no tratamento de água projetada para reduzir a dureza da água, que consiste na remoção dos íons de cálcio e magnésio. A água que contém uma quantidade significativa de cálcio e magnésio é chamada de água dura, que é capaz de entupir tubos e atrapalhar a dissolução do sabão e detergente na água. O  abrandador funciona através de um processo chamado troca iônica, no qual os íons de cálcio e magnésio presentes na água são trocados por íons de sódio.

O sistema de abrandador é formado por um trocador com leito de resina catiônica e um tanque de saturação de salmoura. A água bruta é alimentada ao equipamento por um bocal na parte superior e distribuído sobre a área transversal do leito, o qual é atravessado em sentido descendente, sendo recolhida a água abrandada por crepinas instaladas no fundo falso que suporta o leito que a conduzem para a saída inferior do vaso. A regeneração pode ser realizada de forma manual ou automática, passando-se solução de salmoura a 10% em fluxo descendente através da resina, a solução regenerante sendo introduzida no vaso através de um distribuidor dedicado localizado a uma pequena altura acima do leito.

A resina catiônica utilizada em abrandadores é uma substância química sólida. A água é passada através da resina para que os íons de cálcio e magnésio se liguem a ela e os íons de sódio são liberados para a água. Isso resulta em água mais macia e menos propensa à formação de depósitos de calcário.

O abrandador é utilizado em aplicações industriais não apenas para reduzir a dureza da água mas também para proteger os equipamentos de água quente e fria, como caldeiras, trocadores de calor, tubulações contra danos causados pela água dura e também melhorar a eficiência do tratamento de água.

Um abrandador de água que utiliza resina catiônica tem alguns benefícios específicos alguns deles incluem:

  1. Remoção de cálcio e magnésio: A resina catiônica é capaz de trocar os íons de cálcio e magnésio presentes na água por íons de sódio, o que resulta em água mais macia e menos propensa à formação de depósitos de calcário.
  2. Proteção de equipamentos: A água dura pode causar danos aos equipamentos de aquecimento, como caldeiras e trocadores de calor, bem como a tubulações e torneiras. A utilização de resina catiônica pode ajudar a prolongar a vida útil desses equipamentos.
  3. Melhora na eficiência do tratamento: A remoção de cálcio e magnésio pode melhorar a eficiência das etapas de tratamento subsequentes.
  4. Não afeta o sabor e odor da água: A resina catiônica não afeta o sabor e odor da água, e pode melhorar a qualidade da água para consumo humano.

Um sistema de abrandador pode ser fornecido pelo Grupo EP com operação automático, semiautomática ou manual com skid ou não. Cada tipo é classificado na quantidade de dureza que pode remover antes de ser necessária a regeneração. O Grupo EP além de fornecer o sistema completo de abrandador, fornece resina catiônica, cloreto de sódio (sal), tanque de salmoura, tanque de fibra, válvula cabeçote para abrandador, crepina, bomba de alimentação, etc.

  • Benefícios

    • Evita descarte de água
    • Previne formação de incrustações
    • Eleva troca térmica
    • Reduz a necessidade de manutenções corretivas.
  • Aplicações

    • Alimentação de caldeiras
    • Aquecimento e resfriamento de água
    • Remoção de cálcio e magnésio